
Traduzindo literalmente do inglês, Inbound Marketing é entendido como Marketing de Atração. Contrariamente ao Marketing de Interrupção, essa estratégia é utilizada para atrair novos consumidores mediante uma série de etapas de criação e compartilhamento de informações. Essas informações atendem à demanda de um público-alvo, focando em seus interesses, necessidades e aspirações. Tal como o Marketing de Permissão, o Inbound Marketing tem como uma das metas uma comunicação mais próxima. Ao aplicar essa estratégia, apresentam-se as soluções que a empresa vende e o resultado é a captação de novos clientes, diretamente e com um relacionamento mais longevo.
O INBOUND MARKETING VISA, PRINCIPALMENTE, A CONVERSÃO DE CONSUMIDORES EM CLIENTES, AUMENTANDO O NÚMERO DE VENDAS DA EMPRESA. PARA ISSO, O PÚBLICO-ALVO DEVE SER BEM DELINEADO, PARA O CONTEÚDO SER VOLTADO PARA AQUELES QUE REALMENTE ESTEJAM INTERESSADOS EM SEUS PRODUTOS.
Ao compreender os objetivos dessa estratégia e como colocá-la em
prática, sua eficácia será maximizada e estará condizente com os
propósitos da empresa. Dessa maneira, ficará mais evidente como
esse processo poderá auxiliá-lo, a comunicação com os
consumidores é otimizada, aproximando você deles, e seu
engajamento cresce, auxiliando na retenção do apego e lealdade
do público. Os consumidores compram daqueles com quem eles se
identificam, sendo necessário esse contato mais próximo e
conhecimento de seu público, utilizando do oferecimento de
soluções para ativar o gatilho de reciprocidade e ganhar a
fidelidade de seus consumidores. Como resultado, você aumenta o
engajamento e seu sucesso nas vendas.
Para criar esse relacionamento com seu público, é preciso a
interação com ele. Isso pode ocorrer por meio de resposta aos
comentários deixados em seu conteúdo, estar presente e manter um
canal de comunicação aberto, para atrair e cativar sua
audiência.
ESSE PROCESSO RESULTARÁ NOS ESPECTADORES SE TRANSFORMANDO EM CLIENTES FIÉIS AO SEU NEGÓCIO, CONCRETIZANDO AO APLICAR AS ESTRATÉGIAS DE PÓS-VENDA.
Mas como essa estratégia funciona? Primeiramente, é necessário
atrair os consumidores, o que ocorre por meio da solidificação
da persona da sua marca. Essa atração é feita por meio de
conteúdo que se relacionem com as necessidades, interesses e
aspirações do público-alvo. Ele pode ser distribuído através das
redes sociais, por meio de posts em texto, fotos ou vídeos. A
utilização de palavras-chave e o investimento e otimização de
SEO são necessários para que seus conteúdos atinjam o
público-alvo, cheio de clientes em potencial. Já a audiência
pode ser delimitada por pesquisas para a identificação da
persona, faixa etária, gênero, e outros aspectos que sejam
relevantes para a delimitação do mesmo. Para o engajamento ser
gerado, é imprescindível que a comunicação seja direta, aberta,
com conteúdo contínuo e gratuito, e com a interação com o
cliente como uma das principais ações.
E a prática, como ocorre? Na verdade, é bem simples, apesar de
existir diversas maneiras de aplicar o Inbound Marketing. Além
dos conteúdos para redes sociais, você pode utilizar de um blog
que ofereça seu conteúdo direcionado, sempre lembrando que ele
deve ser acessível, de boa qualidade e atraente. Outras opções
incluem podcasts, e-books, testes grátis, email marketing e
aulas ou palestras online.
BASICAMENTE, PARA UTILIZAR ESSA ESTRATÉGIA, VOCÊ DEVE APENAS LEMBRAR DE CINCO PALAVRAS: ATRAÇÃO, CONVERSÃO, RELACIONAMENTO, VENDA E ANÁLISE. ELAS NOMEIAM CADA UMA DAS ETAPAS, DE INÍCIO AO FIM, DO INBOUND MARKETING.
Na atração, você captura os consumidores interessados no seu
conteúdo, utilizando do método de sua preferência: redes
sociais, SEO, Marketing de conteúdo, entre outros. Já a
conversão visa transformar os leads em clientes, através do
engajamento, da comunicação direta com os consumidores, e dos
conteúdos direcionados, mencionados acima.
O relacionamento te traz informações sobre seus consumidores e
clientes, que o auxiliará na otimização da delimitação do
público-alvo e de seu conteúdo direcionado. Na penúltima etapa,
a venda, o objetivo é suprir a demanda de seu cliente: suas
necessidades, aspirações e interesses. Com os dados captados nos
estágios anteriores, você personalizará sua oferta e capturará o
cliente.
O pós-venda se trata da análise: faça uma revisão do processo e
veja onde a estratégia pode ser aprimorada para que você possa
otimizar seus resultados. Para isso, você pode utilizar de
ferramentas direcionadas a esse objetivo, como: Studio, Rock
Stage, Ion, Search Console, Google Analytics, Semrush,
Ubersuggest, entre outros. Sucintamente, o Inbound Marketing é
uma estratégia crucial para a captação de novos clientes,
comunicação com seu público, aumento de vendas e fidelização de
sua marca. Ao utilizar processo de maneira correta, você irá
melhorar seus resultados e atingir as metas de seus projetos,
tornando-os bem sucedidos.